literatura infantil e suas contribuições na aprendizagem
A literatura infantil e o desenvolvimento da criança de 0 a 6 anos.
PROBLEMA
Como a literatura infantil pode contribuir para o desenvolvimento da criança de 0 a 6 anos e enriquecer a aprendizagem em sala de aula?
HIPÓTESE
A literatura infantil exerce verdadeiro encantamento sobre as crianças, da mesma forma, favorece também a imaginação, transmite sentimentos e emoções, bem como proporciona diferentes aprendizagens. O trabalho em sala de aula pode ser guiado pela exploração de histórias infantis e proporcionar momentos ricos de aprendizagens e vivências para as crianças bem como o seu desenvolvimento cognitivo, psicológico, afetivo e social.
OBJETIVO GERAL
Analisar o potencial da literatura infantil em sala de aula no desenvolvimento da criança.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Acentuar a importância da literatura infantil na sala de aula e fazer dela um instrumento para o desenvolvimento da criança.
Refletir como o professor pode elaborar práticas lúdicas que estimulem o processo de interesse dos educandos pela literatura bem como do próprio educador.
JUSTIFICATIVA
A pesquisa tem por objetivo, verificar a contribuição da literatura infantil no desenvolvimento social, emocional e cognitivo da criança uma vez que, a função da escola é preparar o aluno para a vida em sociedade, respeitar o outro, reconhecer-se com um ser capaz de intervir na realidade, enfim, oportunizar experiências e aprendizagens que venham a contribuir no desenvolvimento global da criança. Diante disso, a pesquisa procura saber como a literatura infantil pode influenciar de maneira positiva neste processo e enriquecer o planejamento do professor bem como sensibilizá-lo a fim de que possa imaginar e criar como as crianças são capazes de fazer naturalmente. Bakhtin (1992) expressa sobre a literatura infantil abordando que por ser um instrumento motivador e desafiador, ela é capaz de transformar o indivíduo em um sujeito ativo, responsável pela sua aprendizagem, que sabe