Literatura infantil e artes cênicas
Literatura infantil e Artes Cênicas: sinônimo de sucesso para o processo de alfabetização.
2 PROBLEMÁTICA
As histórias infantis e as artes cênicas são instrumentos para o desenvolvimento da alfabetização e letramento do educando, assim como é o eixo central para a ampliação da oralidade desde a Educação Infantil às séries Iniciais do Ensino Fundamental, resultando em alunos/cidadãos participativos.
Desta maneira a literatura infantil assim como o teatro revelados a partir das histórias infantis pode estimular o exercício da leitura, escrita e oralidade contribuindo de forma a oportunizar a inserção social do cidadão desde a Educação Infantil e as séries Iniciais do Ensino Fundamental?
3 JUSTIFICATIVA
As crianças em fase de alfabetização ou mesmo já cursando os primeiros ciclos do Ensino Fundamental têm verdadeiro fascínio pelo mundo do “faz de conta” que a literatura e a música podem proporcionar. Entende-se que o processo de alfabetização deve estar associado ao lúdico, ao prazer de descobrir o universo das letras, logo, conclui-se ser conveniente associar as atividades de leitura e escrita ao universo da literatura e da música que despertam o "desejo" de aprender; associado a isso serão oportunizados desafios que promovam o pensar, através de atividade e jogos contextualizados já que Morin (2000) afirma que, "O conhecimento das informações ou dados isolados é insuficiente. É preciso situar as informações e os dados em seu contexto para que adquiram sentido".
Deste modo, o presente projeto tem por finalidade deixar claro a importância e o quanto a literatura infantil revelada a partir do teatro pode estimular o exercício da leitura, escrita e oralidade, contribuindo de forma a oportunizar a inserção social do cidadão desde a Educação Infantil e as Séries Iniciais do Ensino Fundamental. Vale ressaltar ainda que este parte da preocupação que os alunos das Séries Iniciais do Ensino Fundamental apresentam na aprendizagem de Língua Portuguesa.