Analise critica do artigo: sobre a natureza da tecnologia da informação – andré henrique siqueira
Já a informação pode ser observada por três aspectos, segundo a filosofia, os quais definem o seu processamento, os quais são: a)informação como realidade; b)informação sobre a realidade e c)informação para a realidade.
O Homem de acordo com sua estrutura de conhecimento, por suas técnicas, por suas relações de representação do mundo, vai organizar ou transformar a realidade para atender às suas necessidades. Isto denomina a tecnologia da informação.Contudo muito são confundidas ciência da informação com tecnologia da informação, devido a ignorância de aspectos importantes relacionados à informação, ela já nasce com uma vocação natural à tecnologia.
Tecnologia da informação e ciência da informação se relaciona no que tange ao produtivo.
Aparentemente é contraditório que o fundamento da ciência da informação seja o dado, mas há a proposição de uma nova hierarquia da informação, a qual seja :
*informação sintática: sem significado contextual (dados)
*informação semântica: com significado para um sujeito (codificação em um suporte para uso: conhecimento)
*informação pragmática: preparada para uso ( Já codificada na mente: sabedoria)
Assim a tecnologia da informação também pode seguir a mesma linha hierárquica da informação : tecnologia sintática, tecnologia semântica e tecnologia pragmática. Desta forma facilitando a identificação dos padrões de tratamento da informação, conforme nova hierarquia e a correta classificação das técnicas dentro destas categorias.
A tecnologia da informação é primordial, fazendo parte do ser humano o tempo todo, como as sensações do corpo, que percorrem os nervos até o cérebro.Desta forma constrói o