Literatura Ilustrado Missa Do Galo
Trabalho de literatura
Contexto
• Tempo psicológico transcorre independente do tempo cronológico
Missa do Galo é ambientado no Rio de Janeiro de antes da Abolição.
Título
• A Missa celebrada na véspera do Natal é denominada Missa do Galo. Este é o nome dado à celebração da Eucaristia que deve acontecer a meia-noite do dia 24 de dezembro, isto é, na véspera de Natal.
Crítica
• O conto A missa do Galo é mais uma das tradicionais críticas machadianas, o qual é baseado na análise da personagem ambígua de D. Conceição (a modelo de
Capitu) a qual na verdade não é o problema da história, e sim o próprio narrador. A figura feminina de D conceição, nada mais é do que um produto da manipulação do Narrador, ingênuo e que para confirmar essa característica, menciona sua idade, referência religiosa e gosto literário. Assim o objetivo da leitura se torna desconfiar da sinceridade do narrador e se voltar para as pistas falsas dada durante a narrativa.
Interpretação
• Missa do galo, um conto de Machado de Assis, apesar de não ser surpreendente, retrata as várias faces do comportamento humano e a relação doce e melancólica entre o homem e a mulher no dia-a-dia. Em vez de descrever a aparência das personagens ele opta por mostrar o lado psicológico e levar a uma ruptura sobre o que é real e o que é psicológico. Conclusão
• Concluímos que esse conto de Machado de
Assis com características naturalistas que mistura o real com o psicológico e analisa psicologicamente suas personagens foi mais uma de suas obras que ganhou destaque.
Machado substitui a amargura por uma doce melancolia vivida pelas personagens e retrata o tema do adultério e a ambiguidade.