Literatura Brasileira III
PROFESSORA: CÁSSIA ALVES PÓLO: MARANGUAPE
LITERATURA BRASILEIRA III_ AULA 01_ ATIVIDADE 01
Rosimelre Viana Souza
Maranguape, 26 de agosto de 2014
Atividade de portfólio
A primeira atividade desse portfólio, que se completa no tópico seguinte, é a redação de um texto (uma página, trinta linhas) comentando os três contos apresentados. Procure relacioná-los ao ato de escrever, à literatura, partindo das verdades que eles sustentam, para que tenhamos uma pequena noção de como se escrevia no início do século, de como nossos escritores se inquietavam com os rumos da literatura. Clique nos nomes dos contos para abrir seus respectivos textos, ou procure-os nos seguintes sítios abaixo. Bom trabalho e boa sorte!
O Pré-Modernismo foi um período de movimentação intensa que aconteceu antes da Semana de Arte Moderna. Marcado por produções artísticas e literárias distintas, com a presença de características que exploravam a realidade social brasileira, o regionalismo e o nacionalismo, a marginalidade de personagens como o sertanejo e o caipira, entre outros.
Alguns escritores assumiram uma posição mais crítica em relação a outros. E, ente eles, destacaram-se na prosa pré-modernista Lima Barreto, Monteiro Lobato e Coelho Neto.
Em “O homem que sabia javanês” de Lima Barreto, o autor satiriza a falsa sabedoria, o poder de títulos e cargos, as aparências, enfim, atitudes hipócritas da sociedade da época pré-moderna e que perduram até hoje.
O personagem desenhado por Barreto, por mais que tivesse necessidade, foi malandro e conseguiu uma ascensão social fingindo saber uma língua que realmente não sabia. O fato é que, as pessoas se deixam impressionar facilmente por palavras bonitas e difíceis.
"Precisa-se de um professor de língua javanesa. Cartas etc".
“Ora, disse cá comigo, está ali uma colocação que não terá muitos