Literatura Brasileira II
INSTITUTO UNIVERSIDADE VIRTUAL PROGRAMA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL
LETRAS PORTUGUES – LICENCIATURA
DISCIPLINA: Literatura Portuguesa II
TUTORA: Lúcia Aguiar
ALUNA: Maria Tatiane Melo de Sousa
Atividade de Portfólio
Exemplifique as seguintes características do Arcadismo, apresentando trechos de poemas apresentados nesta aula, justificando sua escolha:
1. Pastoralismo;
Característica bastante marcante nos poemas árcades, os poetas influenciados pela necessidade de um lugar mais tranquilo para se viver, “Fugere urbem” fugir da cidade, conturbados pela explosão social trazida pela Revolução Industrial no século XVIII, escreviam suas obras imaginando como se fossem pastores de ovelhas do campo, onde há de se supor que os pastores tinham uma linguagem simples, adotando constantemente pseudônimos pastoris (nomes de pastores geralmente latinos ou gregos). A temática campestre é predominante nas obras, supervalorizando essa natureza bucólica. Podemos perceber através do trecho do soneto de Correia Garção da obra “Obras Poéticas” (1778):
Caiu a grossa chuva pelos montes,
Os incautos pastores aturdindo;
E engrossados os rios vão cobrindo
Com embate feroz as curvas pontes.
2. Uso do verso branco;
Inspirados pelo intuito de liberdade de criação, os poetas árcades em oposição às técnicas Barrocas, utilizaram-se dos versos brancos, sem rimas, além de uma linguagem simples, de ordem direta e dita no popular. Podemos observar essas características no poema de Filinto Elísio, A Língua Portuguesa e a Latina:
Já me fizeram cargo os meus censores de ter muito latim portuguesado.
Mais honra me fizeram que eu mereço. em dar sobejo preço os tais senhores, dar sobeja importância a quatro trovas que nuns borrões lancei por desenfado. e à luz dei só por míngua de dinheiro.
Mas, pois tão alto vai esse arruído, permitam-me acudir por meu cliente.
3. Contenção do sentimento;
Os poetas árcades procuravam sempre associar suas