literatura brasileira II
Disciplina: Literatura Brasileira II
Professora: Solange Maria Soares de Almeida
Aluna: Maria Estrela Alves Coelho
ATIVIDADE DE PORTFÓLIOAULA 04 ATIVIDADE I
Releia o texto da aula, sobre o Parnasianismo e o poema acima, “Musa impassível”, e responda por escrito às questões que se seguem. Envie seu texto ao seu portfólio.
1. Procure em um dicionário ou em uma enciclopédia os seguintes termos, para que você compreenda melhor o poema: sobrecenho, idílico descante, fantasma anguiforme, guerreiro de Homero, hemistíquio d’ouro, harmonia crebra.
1. Sobrecenho: semblante severo
2. Idílico: amoroso
3. Descante: canto
4. Fantasma anguiforme: visão apavorante que tem a forma de serpente
5. Guerreiro de Homero: – aquele que guerreia pelo poeta grego, a quem são atribuídas às principais epopéias da Grécia antiga: a Ilíada e a Odisséia;
6. Hemistíquio d’ouro: a metade de um verso alexandrino (de doze sílabas métricas) e, por extensão, de qualquer verso precioso.
7. Harmonia crebra: combinação de sons simultâneos, repetida
2. Que ideais poéticos o texto rejeita?
A “musa impassível” parnasiana é fundamentalmente anti-romântica. Como o título e os seis versos iniciais do poema justificam, rejeita a subjetividade, o sentimentalismo, o sofrimento como matéria poética.
Rejeita o velho modelo romântico, que tende a privilegiar a fantasia criadora, a emoção, no processo de criação da poesia.
3. Que ideais poéticos o texto reivindica em termos de conteúdo?
Nos tercetos aparecem alguns dos principais traços estilísticos valorizados pelos parnasianos que buscavam, sobretudo, a perfeição formal, de acordo com critérios clássicos. Imagens sedutoras e harmonia sonora. Reivindicavam a racionalidade, a objetividade e a precisão arquitetônica como critérios fundamentais. Esse adquiriu, assim, um sentido mais rigoroso de trabalho intelectual, que transcende a prática romântica, essencialmente