Trabalho de literatura brasileira II
LICENCIATURA EM LETRAS PORTUGUÊS
DISCIPLINA: LITERETURA BRASILEIRA II
PROFESSORA: CASSIA ALVES DA SILVA
AULA III
Atividade de portfolio I:
MARACANAÚ
Março de 2014
Machado de Assis é, se não o grande, um dos grandes nomes da literatura brasileira. Suas ultimas obras realistas nos mostram a sociedade e sua visão sobre ela, sobretudo criticando as suas mazelas e misérias. Machado prezava sobretudo por uma escrita instigante e que fascinasse o leitor, por isso umas das suas principais característica era a falta de linearidade nas narrativas.
Em “ Memórias Póstumas de Brás Cubas” a grande sacada do autor está no fato da personagem ganhar vida após a morte, Machado nos dá um narrador morto, livre das regras em sociedade , dessa forma a narrativa é cheia de críticas as relações humanas e a hipocrisia da sociedade da época.
O romance “Quincas Borba” é mais uma das grandes escritas de machado onde somos presenteados com um personagem chamado “Rubião” que tem muitas Teorias Cientificas sobre a humanidade. Rubião, através de suas teorias, é justifica a violência, a mentira, a guerra. Para ele tudo é em função do maior bem da humanidade, a satisfação individual. Para ele o que importa é o que lucramos, como fica claro na “Teoria das Batatas” quando ele diz no final: “ –Ao vencedor as batatas”.
“Dom Casmurro” nos envolve com a história de amor entra Capitu e Bentinho, onde ora somos envolvido pelo charme de Capitu e ora estamos tomados pelos ciúme excessivo de Bentinho. O livro gira a todo momento nos fazendo ter dúvidas sobre o caráter de ambos, enquanto que nos mostra a sociedade Brasileira da época que se rendia a todo momento a coroa portuguesa. O grande lance do livro é a dúvida que paira até hoje sobre todos os leitores: Capitu traiu ou não Bentinho com seu melhor amigo?
Já em “Esaú e Jacó”, o autor ao tempo que descreve a vida de cada personagem, também volta a falar de forma