Literatura brasileira II Caracteristicas do Romantismo
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALAGOAS
CURSO SUPERIOR DE LICENCIATURA EM LETRAS A DISTÂNCIA
POLO ARAPIRACA
IVANALDO DAMASCENO PORTO
Características do Romantismo
ARAPIRACA – AL
2015
IVANALDO DAMASCENO PORTO
Características do Romantismo
Trabalho solicitado pelo Prof. Dr. Damião Augusto de Farias Santos, referente ao curso Letras/Português, na disciplina Literatura Brasileira II, como instrumento de avaliação.
ARAPIRACA – AL
2015
Romantismo
Foi um movimento artístico e filosófico que surgiu no final do século XVIII na Europa, indo até o final do século XIX, tendo surgido no Brasil também nesse mesmo período do final do século XVIII. No Brasil, o período histórico era marcado por um sentimento nacionalista, em especial pelo fato marcante que foi a Independência, em 1822. Encontramos, pois, elementos que caracterizam o período, presente nas obras dos autores romântico. É o exemplo da exaltação da Pátria feita por Gonsalves Dias, e do clima nostálgico presente nas poesias de Álvares de Azevedo e Fagundes Varela, sem falar nas causas sociais presente na obra de Castro Alves, o qual abordou temas polêmicos como a escravidão.
O Romantismo teve seu principal marco a Revolução Industrial e Francesa, teve como traço essencial o nacionalismo, a fase romântica rompeu com a tradição clássica (período árcade), tendo como característica principal a observação das condições do estado da alma, emoções, liberdade, desabafos sentimentais, tendo como temática voltada para o amor, à saudade e subjetividade, de modo que os escritores desse período mostravam interesse de definir um perfil da cultura brasileira.
O Romantismo subdividia-se em três gerações, a primeira considerada nacionalista, indianista e religiosa. Nessa geração destacaram-se os poetas Gonçalves Dias e Gonçalves de Magalhães. O Romantismo brasileiro possui várias produções, em diferentes gêneros são eles: conto,