Diversidade Individual e a Pluralidade cultural no Brasil
Aluno(s): Maria Emilia Amancio RA: 1525361
POLO
Ponta Grossa – Pr.
2015
Diversidade Individual e a Pluralidade cultural no Brasil
Existe diferença entre as pessoas, elas variam na cor da pele, na altura, na cor dos olhos, no cabelo e em outras características físicas. Nas escolhas também existe diferenças, como na escolha da denominação religiosa, nos valores adquiridos em relação há determinados padrões de vida, como nos modos e laços estabelecidos pela família. Enfim a diversidade são traços que distingui um ser humano do outro, um grupo do outro ou uma civilização da outra. De modo específico, são as características próprias de cada pessoa e da sociedade. Ela marca cada pessoa individualmente e ao mesmo tempo faz diferença enquanto sociedade. O individuo não nasce acabado e pronto para viver, precisa de orientação e ensinamentos, assim só se torna de fato humano na medida que convive e aprende com outros em uma dada cultura. Por meio desse aprendizado que se é formada a personalidade e o modo de viver passam a ser organizado tanto nos sentimentos quanto nas responsabilidades. O homem é um ser social e organiza o modo de viver coletivamente. Cria modos de organizar a vida politica, de relacionar-se com o meio ambiente, de trabalhar. Assim a pluralidade cultural indica o acúmulo de experiências humanas que enriquecem nossa vida nos ensinando diferentes maneiras de existir socialmente e de criar um futuro.
Apesar do processo de globalização, que busca a mundialização do espaço geográfico, tentando através dos meios de comunicação criar uma sociedade homogênea, aspectos locais continuam fortemente presentes. A cultura é um desses aspectos, várias comunidades continuam mantendo seus costumes e tradições.
O Brasil, por apresentar uma grande dimensão territorial, configura uma vasta diversidade cultural no seu povo. Os colonizadores europeus, a população indígena e os escravos africanos foram os primeiros