Os impactos ambientais do desmatamento
Raiane Assis
Vitória Valle
Turma 03 A
O que é desmatamento?
É a retirada da camada de cobertura vegetal de uma determinada área. Pode ser feita por capina, corte ou queimada.
Capina: geralmente feita em uma área de vegetação mais rala, são utilizados equipamentos menores e mais simples, como enxada e foice. Tem também a capina química, onde são usados produtos químicos para eliminar a vegetação.
Corte: geralmente feito em uma área de vegetação mais densa e são utilizados equipamentos maiores, como motosserras e tratores.
Queimada: é o método que mais prejudica o meio ambiente. Os impactos são a médio e longo prazo. É mais utilizada por ter menor custo e trazer mais benefícios a curto prazo que os outros processos.
Algumas importâncias da mata:
Protege o solo contra a incidência direta dos raios solares, da chuva e do vento.
Regula a temperatura do ambiente.
Mantém a biodiversidade, fornecendo alimento e proteção.
Principais motivos para desmatar:
Disponibilizar o solo para a agricultura, onde serão implantadas lavouras de milho, soja e outras culturas, e para a pecuária extensiva.
Disponibilizar a área para construção de hidrelétricas.
Mineração.
Extração de madeira para lenha, móveis (as madeiras de lei agregam alto valor aos mesmos) e construção civil (piso, acabamento, escoras, etc.).
Expansão urbana, na construção e expansão de novos bairros, favelas, condomínios e de parques industriais, onde há uma melhor infra estrutura para indústrias.
Principais impactos ambientais do desmatamento:
Arraste de materiais do solo: O solo desprotegido é mais vulnerável à ação dos agentes do intemperismo. Isso causa a lixiviação, que é o arraste de nutrientes do solo, e a erosão, que é o arraste de materiais mais grosseiros como a matéria orgânica. Quando o solo está desprotegido, sem nutrientes e sem matéria orgânica, o mesmo não possibilita o desenvolvimento de culturas, o que