Literatura, Arte literal.
De acordo com o Dicionário da Língua Portuguesa da Porto Editora, a literatura é a arte de compor obras em que a linguagem é usada esteticamente e em que é usada uma língua como meio de expressão. Também é usado este termo para definir o conjunto das produções literárias de um país, de uma época ou de um género/sector de conhecimento (como a literatura persa, por exemplo) e o conjunto de obras que tratam sobre uma arte ou uma ciência (literatura desportiva, literatura jurídica, etc.).
É importante destacar que a origem da escrita não coincide com a origem da literatura. Os textos sumérios e alguns hieroglíficos egípcios, considerados como os escritos mais antigos dos quais se tenha registos, não pertencem ao âmbito da literatura.
Entre os primeiros textos literários destaca-se a Epopeia de Gilgamesh, um antigo poema épico de origem suméria que foi gravado em tábuas de argila e cuja primeira versão data do ano 2000 a.C. Antes dessa época, as narrativas costumavam circular de geração em geração através da linguagem oral.
Relativamente à literatura em língua portuguesa, as suas origens remontam ao século XII (1196-1198) com a mais antiga manifestação literária galego-portuguesa “Ora faz ost’o senhor de Navarra” de João Soares de Paiva, mas é no Renascimento (entre finais do século XIII e meados do século XVII) que aparecem os grandes escritores, em que destacaremos o poeta Luís de Camões com os seus Os Lusíadas.
Anualmente, os grandes feitos da literatura vêem-se recompensados com a atribuição do Prémio Nobel, em que os felizes laureados recebem os respectivos prémios pelas mãos da Academia Sueca. A primeira edição foi outorgada ao poeta e ensaísta francês Sully Prudhomme.
"Arte Literária é mimese (imitação); é a arte que imita pela palavra."