apresentação de obras - incompleto
Literatura é arte e “grande literatura é simplesmente linguagem carregada de significado até o máximo grau possível”, instrui Ezra Pound. (POUND E. A.B.C. da literatura, 2002 p.32). A arte da palavra transfigura um mundo, traduz uma imagem, portanto, é sugestão. Nesse sentido, a obra literária nomeia a existência das coisas por meio de metáforas que pluralizam a significação do silêncio, porque dizem o indizível e possuem uma sintaxe invisível. Esta sintaxe manifesta uma plurissignificação e conduz o texto artístico para outras margens da linguagem, numa realização silenciosa da metáfora. É o silêncio do sentido.
A arte tem natureza simbólica. Tal natureza e sua peculiar “estranheza” são denominadas muitas vezes de “transparência”. “Essa transparência é o que nos é obscurecido se nosso interesse é distraído pelos significados dos objetos imitados; neste caso, a obra de arte assume um significado literal e evoca sentimentos, que obscurecem o conteúdo emocional da forma”. (Langer, Sunanne K. Sentimento e Forma. 1980. p. 57). Isto porque as formas no sentido mais amplo estão numa dimensão intelectual a fim de serem percebidas. O sentimento está expresso na arte, mas ela não é feita de arranjos de elementos sensoriais, uma vez que o seu sentimento ou emoção apresenta “o caráter qualitativo de conteúdo “imaginal”, é “um espelho e uma transparência” ( cf. Idem. 1980, 60) de um símbolo.
O leitor necessita contemplar a arte literária com os olhos de quem ama e, com perspicácia, deve ler as entrelinhas das inúmeras sugestões. O objetivo desse trabalho é conduzir o LEITOR/ VESTIBULANDO no percurso imprescindível da leitura e compreensão das obras indicadas para o PAS/UNB. As