Trabalho
Literatura é a arte de compor escritos artísticos, em prosa ou em verso, de acordo com princípios teóricos e práticos, o exercício dessa arte ou da eloquência e poesia.
Assim:
-Literatura e a imitação da realidade;
-Manifestação artística;
-Apalavra como matéria-prima;
-Manifestação da expressividade humana.
Outra maneira para, senão explicar, ao menos entender a literatura, é a comparação de um texto científico com um texto artístico. No cientifico não há uma preocupação em empregar as palavras de tal forma que o texto fique mais belo, com um efeito emocional. Já nos textos artísticos, essa preocupação é constantemente levada em consideração, além, é claro, de passar a sua ideia.
Em suma, um texto literal tenta passar a sua ideia, mas também, há uma grande preocupação em oferecer aos leitores uma emoção ao empregar a língua, usar metáforas visando sempre deixar o texto mais belo.
Funções da literatura
Função evasiva – fuga da realidade;
Função lúdica – jogo de experiências sonoras e de relações surpreendentes;
Função de “Arte pela arte” – descompromissada das lutas sociais (Parnasianismo);
Função de literatura “engajada” – comprometida com a defesa de certas ideias políticas.
Formas literárias
Poesias
Provavelmente a mais antiga das formas literárias, a poesia consiste no arranjo harmônico das palavras. Geralmente, um poema organiza-se em versos, caracterizados pela escolha precisa das palavras em função de seus valores semânticos (denotativos e, especialmente, conotativos) e sonoros.
Peças de Teatro
O teatro, forma literária clássica, composta basicamente de falas de um ou mais personagens, individuais (atores e atrizes) ou coletivos (coros), destina-se primariamente a ser encenada e não apenas lida. Até um passado relativamente recente, não se escrevia a não ser em verso. Na tradição ocidental, as origens do teatro datam dos gregos, que desenvolveram os primeiros gêneros: a tragédia e a comédia.
Ficção em Prosa
A