Literatur infantil
Introdução
No Brasil, a Literatura Infantil e a escola sempre estiveram mutuamente atreladas.
Os livros infantis encontram na escola, o espaço ideal para garantir atenção de seus leitores, mesmo que estes sejam utilizados como leitura obrigatória e usados como pretextos utilitários, informativos e pedagógicos. Lajolo, (2008) garante que se ler é essencial, a leitura literária também é fundamental.
A criança é criativa e precisa de matéria-prima sadia, e com beleza, para organizar seu “mundo mágico”, seu universo possível, onde ela é dona absoluta: constrói e destrói. Constrói e cria, realizando tudo o que ela deseja. A imaginação bem motivada é uma fonte de libertação, com riqueza. É uma forma de conquista de liberdade, que produzirá bons frutos, como a terra agreste, que se aduba e enriquece, produz frutos sazonados. (CARVALHO, 1989, p.21)
Literatura Infantil e seus Caminhos
Quando se trata de Literatura Infantil, esta se envolve com as características próprias da infância onde através do universo imaginário da criança, faz intercâmbio e oferece várias possibilidades, a fim de criar sentido para o que se ouve, o que se vê, o que se sente e o que se toca.
De acordo com, Nelly Coelho (1991), a Literatura Infantil teve desde a sua origem um ideário ligado à diversão ou ao aprendizado das crianças, e como a criança era vista como um “adulto em miniatura”, os primeiros textos infantis resultaram da adaptação de textos escritos para os adultos.
Hoje a Literatura Infantil presta-se a muitos papéis. Há o lado Pedagógico, o lado lúdico, a inculcação de valores e regras, mas há também, o lado artístico,estético, a Literatura como representação da realidade, uma via para a leitura do mundo.
Em síntese partilhamos da idéia de Nelly Coelho (1991), pela qual ela afirma o fato que a
Literatura Infantil pode ser vista como agente formador, por excelência, como uma abertura para a formação de uma nova mentalidade.