José Bonifácio
Instituto de Ciência Política
PENSAMENTO POLÍTICO NO BRASIL
1º Semestre de 2013 – Terças e Quintas, das 08h às 10h
Professor: Doutor Carlos Henrique Cardim
PROJETOS PARA O BRASIL
JOSÉ BONIFÁCIO DE ANDRADA E SILVA
Brasília
2013
Projetos para o Brasil
Em Projetos para o Brasil, José Bonifácio de Andrada e Silva, faz seus apontamentos no sentido de um verdadeiro observador da realidade nacional, formulando um projeto civilizatório que pretendia transformar o Brasil ao modelo de um país europeu, mas de forma alguma, tentando excluir características nacionais e suas especificidades. Entretanto, é no exílio que Bonifácio escreve seus projetos, defendendo reformas para a construção de um país moderno e civilizado na América.
Para a materialização de tal imagem na constituição nacional, seria necessário adotar reformas de longo alcance, capazes de mudar as dificuldades para a conquista da civilização. Promovendo, por exemplo, a heterogeneidade racial e cultural, adoção de parâmetros para a abolição gradual da escravidão, adoção de uma política indigenista eficaz e o fim das mazelas educacionais, econômicas e sociais do país. Bonifácio via no fim da escravidão como a ponte para a integração de negros e índios a sociedade nacional, em si. criando uma nova “raça”, da miscigenação entre brancos, negros e indígenas. Tal miscigenação seria o caminho pelo qual se chegaria a um aspecto de “homogeneidade cultural”.
Bonifácio via na relação senhor/escrevo à necessidade de uma intervenção estatal, como mecanismo de regulação dos grandes proprietários, sobre a vida dos seus cativos. Tentando diversas vezes estipular condições a esta forma de trabalho, impondo sanções e que a punição de escravos infratores fosse feita pelo poder público, para que não houvesse abusos. Um de seus projetos era mostrar a necessidade de abolir o tráfico da escravatura, melhorar as condições dos atuais escravos e a necessidade de promover a