Lista de geologia
1)Qual a importância dos agentes internos para a formação do relevo terrestre?
Todas as atividades que envolvem movimentos ou variações químicas e físicas das rochas, no Interior da Terra, são denominadas processos internos.
2) Por que se pode afirmar que a crosta terrestre é relativamente jovem?
Grande parte da topografia terrestre é o resultado de processos de diferenciação que produzem crosta oceânica e continental respectivamente, sendo que mais de 65% da superfície sólida da Terra formada por crosta oceânica com idades inferiores a 200 milhões de anos. Isso indica ser a crosta oceânica ser relativamente jovem com respeito ao tempo geológico e, portanto, continuidade renovada.
3) Qual a importância do fluxo de calor interno da Terra?
A importância do calor da Terra, pois ele forma os plútons, os vulcões, os terremotos, dobramentos, fraturamentos da crosta, e a mobilidade das placas litosféricas.
4) De onde provém e como é transferida essa energia?
A energia que induz provém basicamente do calor interno da Terra, em grande parte produzido através do decaimento radioativo de isótopos instáveis. É a energia derivada de reações nucleares que propicia a formação dos grandes relevos como os Andes, os Alpes, o Himalaia.
5) Qual o resultado das seguintes situações:
a) Injeção magmática por correntes convectivas ascendentes e zonas de tracionamento.
A crosta oceânica.
b) Subdução da litosfera no encontro da crosta oceânica- crostra oceânica
c) Subdução da litosfera no encontro da crosta oceânica- crostra continental
6) Qual o principal componente do magma?
A sílica é o principal constituinte do magma, e dessa forma, o magma é uma mistura silicatada com alguns cristais disseminados e gases (principalmente vapor d’ água), dissolvidos na massa, originados pela ocorrência de fusões, no manto e na crosta. Podem ser muito viscosos, como nos magma ácidos (graníticos), ou fluídos, como nos magmas básicos (basálticos), com temperatura