Lista Geologia
1. Explique os processos do intemperismo químico.
Oxidação e redução:
Oxidação é o processo de intemperismo químico mais Importante (solos avermelhados). A redução é a extração de íons oxigênio dos minerais. Dando origem a óxidos ferrosos hidratados.
Hidratação e hidrólise:
Hidrólise é responsável pela quebra da estrutura química do mineral. Dissociação da água em H+ e OH-, que atacam os minerais. Ocorre a transformação para argilo-minerais
Dissolução:
É a dissolução de substâncias e minerais componentes das rochas (lixiviação). Essa solução pode precipitar em outro ambiente.
Intemperismo químico-biológico:
Ataque de animais e plantas às rochas.
2. O que é intemperismo e qual sua influência no estudo de engenharia de fundações.
Intemperismo são processos físicos, químicos e biológicos que produzem desagregação e alteração da composição química e mineralógica das rochas. O solo é o resultado dessa alteração das rochas próximo a superfície (alteração supergênica). Sua influência no estudo de engenharia de fundações é de extrema importância pois é necessário ter conhecimento técnico do solo onde irá ser realizada uma fundação, esse estudo nos informa a composição, classificação geológica e resistência deste.
3. Quais os fatores que influenciam na ação do intemperismo químico ou físico?
Na paisagem, os solos diferenciam-se devido à ação de seus fatores de formação, cuja atuação é de caráter independente. Os fatores de formação são: Material de origem, clima, relevo, organismos vivos e tempo.
4. Como o tipo de rocha influencia na formação do solo residual?
O material de origem é constituído por minerais com diferentes graus de suscetibilidade ao processo de intemperismo, o qual pode ser físico, químico e biológico. Ele pode estar relacionado com vários atributos do solo: químico, granulométrico, morfológico e mineralógico. O material intemperizado, de natureza mineral ou orgânica que deu