Gurus da qualidade 1
Dorian Shainin MOTOROLA
Masaaki Imai
DMAIC General Electric
Womack & Jones
LEAN
6 SIGMA
LEAN 6 SIGMA
Eli Whitney (1768-1825)
Desenvolveu o conceito de normalização (standardization), e que pela primeira vez o utilizou na fabricação de armas em 1797. Em vez de produzir cada arma individualmente, produziu componentes de tamanho uniforme em quantidade, que depois de montadas se transformaram no produto final. Com este conceito diminuiu o tempo e custo de produção e permitiu a fácil reparação do produto em caso de “avaria”.
Womack & Jones -MIT
“lean thinking” - conceito de gestão empresarial, foi usada pela primeira vez por James Womack e Daniel Jones Filosofia de gestão que tem por objectivo a criação de valor através da eliminação do desperdício A filosofia do “lean thinking” tem as duas raízes no sistema de produção da Toyota (TPS) e foi aplicado no sector da indústria automóvel.
Taguchi
Uma das suas contribuições para a melhoria da qualidade foi a “função de perda”, uma equação que quantificava a descida de valor percebida pelo cliente à medida que caia a qualidade do produto. Foi a primeira pessoa que igualou qualidade com custos. aplicação da estatística e da engenharia para a redução de custos e melhoria da qualidade no desenho de produtos e nos processos de fabricação. As aplicações mais avançadas de métodos Taguchi permitem desenvolver tecnologia flexível para o desenho e fabricação de famílias de produtos de alta qualidade, reduzindo os tempos de investigação, desenvolvimento e entrega.
Walter A. Shewhart
Reduzir a variação num processo de fabricação o contínuo processo de ajuste em reacção à não-conformidade aumentava a variação e degradava a qualidade Shewhart enquadrou o problema em termos de causa atribuível e causa comum e apresentou as cartas de controlo (control chart) como uma