Gurus da Qualidade Mundial 1
Armand Vallin Feigenbaum (nascido em 1922) é especialista em controle de qualidade e empresário americano. Desenvolveu o conceito de Controle de Qualidade Total, posteriormente conhecido como Gestão de Qualidade Total (TQM) Feigenbaum possui bacharelado pela Union College, e mestrado e Ph.D. pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT).
Suas contribuições para o acervo de conhecimento a respeito de qualidade incluem: “O Controle de Qualidade Total é um sistema eficaz para a integração dos esforços de desenvolvimento, manutenção e aprimoramento da qualidade dos diversos grupos em uma organização de forma a permite produção e serviços aos níveis mais econômicos possíveis, possibilitando a total satisfação do cliente”. “ O conceito de fábrica “escondida” – a idéia de que tanto trabalho extra é realizado na correção de erros que faz com que exista uma fábrica escondida dentro de todas as fábricas. “Responsabilização para a qualidade” - Uma vez que a qualidade seja responsabilidade de todos, poderá se tornar responsabilidade de ninguém – a ideia de que a qualidade deve ser gerenciada ativamente e possuir visibilidade nos níveis mais altos de gestão.
Armand Feigenbaum é o criador do Controle de Qualidade Total (TQC). Ele considera o controle de qualidade como um método comercial e não-técnico, e acredita que a qualidade se tornou a força mais importante que leva ao sucesso e crescimento organizacional.
Armand Feigenbaum enfatiza que a qualidade não significa o melhor, mas o melhor para o uso do cliente e para o preço de venda. A palavra controle em controle de qualidade representa uma ferramenta de gestão com quatro etapas:
Definir os padrões de qualidade
Avaliar a conformidade com estes padrões
Agir quando os padrões são excedidos
Planejar aprimoramentos nos padrões.
O controle de qualidade é considerado presente em todas as fases do processo de produção industrial, desde a especificação do cliente e a