lista de geologia 6
Nome:
Matricula:
Curso:
Respostas
1. Sedimento é toda substância, inorgânica ou orgânica, que possa se acumular na superfície da Terra dando origem a depósitos sedimentares inconsolados.
2. Sedimentos detríticos, sedimentos de origem química, sedimentos biogénicos. O primeiro resulta da alteração de rochas preexistentes. Possuem dimensões muito variadas, quevão desde partículas muito pequenas até grandes blocos rochosos, o segundo têm origem na precipitação de substâncias dissolvidas na água e o terceiro é composto por restos de seres vivos como os esqueletos ou conchas de animais, ou fragmentos de plantas.
3. Cimentação: Envolve precipitação de minerais em poros existentes entre partículas maiores. Este material precipitante age como um cimento unindo os grãos ou partículas dos sedimentos. Cimentos mais comuns: CaCO3 (carbonato) e SiO2 (sílica). Estes cimentos unem os grãos ou as partículas do sedimento inconsolidado transformando em rocha.Compactação: É a redução dos poros como resultado de pressão litostática, que atua comprimindo o sedimento e diminuindo os poros (espaços vazios) entre 50 e 60% do espaço original. Durante a compactação ocorre a expulsão de água e rearranjo cristalino das partículas.Cristalização: Ocorre em função do aumento da temperatura a recristalização do cimento em cristais de sílica ou carbonato. Resulta na mudança na forma dos grãos depositados.
4. É uma rocha formada pela erosão, transporte, deposição e litificação dos sedimentos, ou seja, de detritos, ou ainda pela deposição química de partículas.O processo de formação ou geração do sedimento inicia-se no interior do continente, nas montanhas e/ou planaltos através do processo de intemperismo e desagregação das rochas existentes. As rochas, na superfície terrestre, não estão em equilíbrio com o meio ambiente. Pois, estas (os minerais que as formam) foram formadas a elevada Pressão e Temperatura, e quando atingem a superfície encontram