resumo o mundo codificado
FLUSSER, Vilém. O mundo codificado.
O texto o mundo codificado foi desenvolvido a partir das reflexões e análise de Vilém Flusser sobre a natureza dos processos de comunicação e das transformações e influências que ocorreram e continuam ocorrendo com a humanidade em virtude dos códigos de comunicação usados.
Desde antiguidade os seres humanos vem sentindo uma vontade de se comunicar e de registrar os acontecimentos e novas informações, então para que isso fosse possível eles começaram a usar as imagens para isso, desenhavam nas paredes das cavernas como forma de contar um pouco da sua história, ate que foi inventada e desenvolvida a escrita, que se tornou o novo meio de comunicação entre as pessoas. Após, surgir a escrita, que não utilizava apenas rabiscos e figuras associados à imagem que se queria registrar , mas sim uma imagem ou figura que representasse uma idéia. Os leitores dependiam do contexto e do senso comum para decifrar o significado. As letras do nosso alfabeto vieram desse tipo de evolução. Flusser diz também que independente das cores que as pessoas colocam nas palavras, numeros e/ou frases uma palavra sempre vai ser a mesma palavra independentemente da cor colocada nela. Apesar de deixa-la mais chamativa, com uma infonação diferente, dentre outras coisas.
Atualmente as pessoas alem de usarem a escrita como formas de código e significados, elas também passaram a usar os códigos eletronicos. Flusser diz ate um hora em seu texto assim : “Os códigos eletrônicos são um passo de volta aos textos, pois eles permitem que as imagens se¬jam compreendidas.”
Concluimos então que o texto nos mostra que desde muito séculos atrás, a comunicação é algo muito importante em nossas vidas, seja ela através de sinais, cores, códigos, gestos ou até mesmo em fala, e a pré história nos mostra isso muito claramente, quando ainda sem saberem se expressar de forma totalmente correta, faziam tentativas de mostrar ao outro suas necessidades e etc.