Trabalho
Durante o período escolar, é importante que o aluno tenha contato com o maior número possível de gêneros textuais a fim de que possa se tornar proficiente na leitura e na escrita. Além disso, alguns desses gêneros cumprem também a função de auxiliá-los no estudo de qualquer disciplina, uma vez que são ferramentas úteis para a exploração e síntese de um texto. Um desses gêneros é o resumo, cujo intuito é, a partir da leitura e compreensão do texto-base, sintetizar em poucas linhas o que houver de mais relevante no texto. Resumo é uma exposição abreviada de um acontecimento. Fazer um resumo significa apresentar o conteúdo de forma sintética, destacando as informações essenciais do conteúdo de um livro, artigo, argumento de filme, peça teatral, etc. A elaboração de um resumo exige análise e interpretação do conteúdo para que sejam transmitidas as ideias mais importantes.
Veja os textos abaixo:
Texto-base
Criação ou Descoberta
Fala-se muito no grande abismo entre ciência e arte, a primeira lógica, objetiva, enquanto a segunda é intuitiva, subjetiva. O poeta inglês John Keats acusou seu conterrâneo Isaac Newton de ter "desfiado o arco-íris" com suas explicações físicas sobre a difração da luz.
Ou seja, explicar racionalmente algo de belo que existe no mundo é insultar a sua existência, tirar a sua poesia. É o velho problema das "Duas Culturas", que o escritor e físico inglês C.P. Snow, em um pronunciamento de 1959, acusou de estar levando à desintegração sociocultural, à fossilização da criatividade moderna. Segundo ele, apenas a reintegração das duas culturas levará a humanidade a novas respostas para alguns de seus maiores desafios. Um leitor desta coluna me escreveu recentemente pedindo que eu esclarecesse a distinção entre descoberta e criação. Mais especificamente, a diferença entre as duas dentro da ciência. Nós criamos ou descobrimos a ciência? Será que as nossas teorias e os nossos teoremas estão codificados de