Lista de exercícios de geologia
1-DESCREVA COMO FOI O PROCESSO DE ACREÇÃO PLANETÁRIA QUE GEROU O PLANETA TERRA.
Esse processo deve-se ao fato de terem havido colisões de materiais que andavam dispersos pelo espaço, materiais esses provenientes da nébula solar. A colisão de materiais provocou uma acumulação de poeiras e gases, determinando uma capacidade de atrair matéria devido ao aumento da sua massa e da força gravitacional, dando origem ao crescimento de protoplanetas e de pequenos corpos do sistema solar.
2-DE QUE MODO A SISMOLOGIA E A COMPARAÇÃO COM METEORITOS AUXILIOU NA DESCOBERTA DAS CAMADAS INTERNAS DE NOSSO PLANETA E DA COMPOSIÇÃO QUÍMICA DAS MESMAS?
A sismologia é o estudo do comportamento das ondas sísmicas ao atravessar as diversas partes internas do planeta. Estas ondas elásticas propagam-se originando deformações, e são geradas por explosões artificiais e sobretudo pelos terremotos. As ondas sísmicas mudam de velocidade e de direção de propagação com a variação das características do meio atravessado. A integração das observações das numerosas estações sismográficas espalhadas pelo mundo todo fornece informações sobre como é o interior do planeta, atravessado em todas as direções por ondas sísmicas geradas a cada terremoto e a cada explosão. As informações sobre a velocidade das ondas sísmicas no interior da Terra permitiram reconhecer suas três camadas principais.
Os meteoritos são fragmentos de matéria sólida provenientes do espaço. Os meteoritos provenientes da fragmentação de corpos maiores, como a Terra, que sofreram a diferenciação interna, representam a composição química e densidade de cada uma das partes internas diferenciadas do corpo que os originou: são os sideritos (meteoritos metálicos) e os assideritos (meteoritos rochosos). Pela sua densidade, faz-se a correlação com as camadas da Terra determinadas pela sismologia, e supõe-se que sua composição química represente a composição química da camada terrestre de mesma