Sustentabilidade urbana
Simbiose necessária entre a sustentabilidade ambiental e a sustentabilidade social.
“Hoje a sustentabilidade é ponto central nas discussões sobre o futuro das cidades, porque não se reclama apenas pelo direito à cidade, as reivindicações sociais e preocupações de estudiosos do espaço urbano, estão centradas também no direito às cidades sustentáveis”.
A sustentabilidade urbana pode ser compreendida como a simbiose necessária entre a sustentabilidade ambiental e a sustentabilidade social de meio que busquem soluções para a atual problemática ambiental urbana. É necessário que haja uma requalificação na qualidade de vida da população e dos espaços construídos, para que diminuam os impactos ambientais, ocorrendo uma compreensão dos processos que causam degradação ambiental, gerando possibilidades de sobrevivência e prosperidade das gerações futuras.
Uma sociedade deve manter equilíbrio entre o meio físico-natural. A dinâmica social de uso e produção do espaço e estratégias integradas que promovam a conservação ambiental e o bem-estar humano, desconsiderando as reações sociais e o espaço.
É preciso que seja desenvolvido hoje, uma noção de sustentabilidade para que os bens, físico-naturais sejam conservados. Isso depende do uso que se faz do mesmo no presente.
A complexidade que envolve a produção e a organização espacial do meio urbano , compromete a manutenção e melhoria de sustentabilidade das cidades.
Existe uma necessidade então na mudança de percepção sobre a definição do espaço urbano e das metodologias que o analisa criando um espaço relativo para a construção de um processo de sustentabilidade urbana. Ela depende da qualidade e integração do espaço através de recursos naturais, encontrando lugar entre o meio social e natural, conservando condições ecológicas adequadas as comunidades. O bem estar humano está ligado a soluções ecológicas das cidades mais saudáveis que utilizam das potencialidades da