SENTIDOS DA SUSTENTABILIDADE URBANA
Arquitetura e Urbanismo
Estudos Socioambientais
FICHAMENTO DO TEXTO “SENTIDOS DA SUSTENTABILIDADE URBANA”
INTRODUÇÃO
O texto a seguir trata de uma discussão sobre o conceito de sustentabilidade no meio urbano e quais as causas geradas pela divergência de opiniões sobre tal conceito.
IDÉIA CENTRAL DO TEXTO
O conceito de sustentabilidade é discutido partindo do ponto de que existem opiniões divergentes sobre o assunto, pois muitas pessoas entendem que ela possa prejudicar o desenvolvimento ao mesmo tempo em que várias pensam que o desenvolvimento só se complete com a mesma. Com base nisso, é realizado um estudo para determinar tal conceito e quais as causas que o fazem ainda não ser definido.
PALAVRAS-CHAVE
Sustentabilidade; cidade; desenvolvimento urbano; política ambiental.
RESUMO
Em um primeiro momento é discutido o conceito de sustentabilidade dando exemplos de divergências de opiniões, citando que assim como existem pessoas que já incorporam a sustentabilidade ao desenvolvimento de suas empresas, existem outras que acham que ela possa prejudicar o crescimento urbano. O autor questiona a noção da definição de algo que ainda é inexistente e ainda se existir, seja algo construído pela sociedade e não definido pela mesma. A aprovação da sustentabilidade é dada por aqueles que esperam a sobrevivência no planeta, podendo assim ter autoridade para falar do assunto, tratando tal palavra como algo bom. Para saber se algo é sustentável é necessário fazer uma comparação entre passado e presente e entre presente e futuro. A ideia de sustentabilidade não existe há muito tempo, portanto podemos perceber que em a relação entre passado e presente, nos diz que o presente é insustentável. Imaginando agora a ideia de presente e futuro, será sustentável no futuro o que hoje é praticado com conceitos de sustentabilidade. Para ter o poder da definição de sustentabilidade, além de ter