Lista Geologia
Pois ele viabiliza obtenção de uma noção global da área de interesse, mostrando também o que pode ocorrer em sub superfície e com um baixo custo.
2. Todas as amostras devem ser representativas, mas umas são deformadas e outras indeformadas. O que se entende por uma e outra?
São representativas da textura e composição, podendo ter sua umidade natural determinada à parte. 3. Como é executada a sondagem de simples reconhecimento de solos?
Através de golpes de um martelo com massa padronizada de 65 kg, solto em queda livre de uma altura de 75 cm. São anotados os números de golpes necessários à cravação do amostrador em três trechos consecutivos de 15 cm sendo que o valor da resistência à penetração consiste no número de golpes aplicados na cravação dos 30 cm finais.
4. Da sondagem de simples reconhecimento de solos o que se deve esperar?
Determinação da resistência das camadas, à cravação de um barrilete padrão nos solos, a determinação do nível d’água, a determinação da cota de ocorrência do embasamento rochoso, tipo e grau de sanidade da rocha e a existência de matacões nas camadas de solos.
5. Qual o significado do N-SPT?
É uma ferramenta de investigação do subsolo que, associada ao ensaio de penetração padronizado (SPT), mede a resistência do solo. O ensaio consiste na cravação de 45cm, a cada metro de perfuração, do barrilete amostrador através do impacto de um martelo de 65kg, caindo livremente de uma altura de 75cm sobre a composição das hastes. Após o termino de cada ensaio a composição de hastes é retirada para a coleta da amostra no interior do barrilete amostrador que é substituído pela ferramenta de perfuração (trado ou trepano de lavagem) para continuidade da sondagem até a cota do novo ensaio.
O valor da resistência à penetração (Nspt) consistirá no