Lista de fisica ii
4. No piso de um elevador é colocada uma balança graduada em newtons. Um menino, de massa 40kg, sobe na balança quando o elevador está descendo acelerado, com aceleração de módulo 3,0 m/s£, como representa a figura a seguir.
Considerando g = 10,0 m/s£, calcule a) o coeficiente de atrito ˜Ý. b) a tração T no fio.
Se a aceleração da gravidade vale 9,8 m/s£, a balança estará indicando, em N, um valor mais próximo de a) 120 b) 200 c) 270 d) 400 e) 520 5. Uma pequena corrente, formada por três elos de 50g cada, é puxada para cima com movimento acelerado de 2,0m/s£. A força F, com que o primeiro elo é puxado para cima, e a força de interação entre o segundo elo e o terceiro elo têm intensidades respectivas, em newtons, iguais a a) 1,8 e 0,60 b) 1,8 e 1,2 c) 1,8 e 1,8 d) 1,2 e 1,2 e) 0,60 e 0,60 6. O esquema representa um sistema que permite deslocar o corpo Y sobre o tampo horizontal de uma mesa, como conseqüência da diferença das massas dos corpos X e Z. Nesse esquema, considere desprezíveis as massas dos fios e das polias, bem como as forças passivas nas polias e nos corpos X e Z.
2. No sistema a seguir, A tem massa mÛ = 10 kg. B tem massa m½ = 15 kg. ‘ = 45°. Qual será o coeficiente de atrito entre as superfícies em contato, do corpo A com o plano, para que o corpo se desloque com movimento uniforme? Observações: g = 10 m/s£; o peso da corda, o atrito no eixo da roldana e a massa da roldana são desprezíveis. 3. O gráfico mostra as elongações sofridas por duas molas, M e M‚, em função da força aplicada. Quando essas molas são distendidas, como mostra a figura abaixo do gráfico, sobre uma superfície