lista de exercicio resistencia dos materiais
TENSÃO NORMAL E DE CISALHAMENTO (LIVRO HIBBELER, CAPÍTULO 1)
PROF. BRUNO MELLO DE FREITAS
1.34 A coluna está sujeita a uma força axial de 8KN aplicada no centroide da área da seção transversal.
Determine a tensão normal média que age na seção a-a. Mostre como fica essa distribuição de tensão sobre a seção transversal da área.
1.35 O arganéu da âncora suporta uma força de cabo de 3KN. Se o pino tiver diâmetro de 6mm, determine a tensão média de cisalhamento no pino.
1.37 O mancal de encosto está sujeito às cargas mostradas. Determine a tensão normal média desenvolvida nas seções transversais que passam pelo ponto B, C e D. Faça um rascunho dos resultados sobre um elemento de volume infinitesimal localizado em cada seção.
1.40 O bloco de concreto tem as dimensões mostradas na figura. Se o material falhar quando a tensão normal média atingir 0,840Mpa, determine a maior carga vertical P aplicada no centro que ele pode suportar. 1.42 A luminária de 250N é sustentada por três hastes de aço interligadas por um anel em A. Determine qual das hastes está submetida à maior tensão normal média e calcule seu valor. Considere Ɵ = 300. O diâmetro de cada haste é dado na figura.
1.46 Os dois elementos de aço estão interligados por uma solda de topo angulada de 600 . Determine a tensão de cisalhamento média e a tensão normal média suportada no plano da solda.
1.52 A junta está submetida a uma força axial de 5KN. Determine a tensão normal média que age nas seções AB e BC. Considere que o elemento é liso e tem 50mm de espessura.
1.57 Os diâmetros das hastes AB e BC são 4mm e 6mm, respectivamente. Se a carga vertical de 8KN for aplicada ao anel em B, determine o ângulo Ɵ da haste BC de modo que a tensão normal média em cada haste seja equivalente. Qual é essa tensão?