Fddf
11.3 – Duas barras rígidas AC e BC são conectadas a uma mola de constante k, como mostrado. Sabendo-se que a mola pode atuar tanto à tração quanto à compressão, determinar a carga crítica Pcr para o sistema.
11.5 – A barra rígida AD é fixa a duas molas de constante k, e está em equilíbrio na posição mostrada. Sabendo-se que as cargas P e P’ são iguais e opostas e permanecem verticais, determinar a intensidade Pcr da carga crítica para o sistema. Cada uma das molas pode atuar tanto à tração quanto à compressão.
11.18 – Determinar: (a) a carga crítica para a coluna quadrada; (b) o raio da coluna redonda, para que ambas as colunas tenham a mesma carga crítica; (c) expressar a área da seção transversal da coluna quadrada como uma porcentagem da área da seção transversal da coluna redonda. Usar E =200 GPa.
Página 1 de 9
1ª Lista de exercícios – Resistência dos Materiais IV – Prof. Luciano Lima (Retirada do livro Resistência dos materiais, Beer & Russel, 3ª edição)
11.23 e 11.24 – Uma coluna de comprimento efetivo L pode ser confeccionada, pregando-se firmemente as pranchas idênticas, tal como mostrado. Para a espessura das pranchas indicadas, determinar a razão entre a carga crítica usando o arranjo a e a carga crítica usando o arranjo b.
11.29 – Uma coluna de 6 m de comprimento efetivo será feita com três placas, como mostrado. Usando-se E = 200 GPa, determinar o coeficiente de segurança, em relação a flambagem, para uma carga centrada de 16 KN.
11.33 e 11.34 – Sabendo-se que um coeficiente de segurança de 2,6 é desejado, determinar a maior carga P que pode ser aplicada à estrutura mostrada. Usar E = 200 GPa e considerar somente a flambagem no plano da estrutura.
Página 2 de 9
1ª Lista de exercícios – Resistência dos Materiais IV – Prof. Luciano Lima (Retirada do livro Resistência dos materiais,