Lista de Exercícios Resistência dos Materiais
Neste capítulo, faremos uma revisão dos prin cípios i m portantes da estática e mostraremos como eles são usados para determ i nar as cargas resu ltantes internas em um corpo. Depois, apresentaremos os conceitos de tensão n ormal e tensão de cisa lhamento e apl icações específicas da análise e do proj eto de elementos sujeitos a carga axial ou a cisa l h amento direto.
1 . 1 Introduçã o
A resistência dos materiais é um ramo d a mecânica que estuda as relações entre as cargas externas aplicadas a um corpo deformável e a intensidade das forças internas que agem no interior do corpo. Esse assunto também envolve o cálculo das deformações do corpo e proporciona o estudo de sua estabilidade quando sujeito a forças externas.
No projeto de qualquer estrutura ou máquina, em primeiro lugar, é necessário usar os princípios da estática para determinar as forças que agem sobre os vários elementos, bem como no seu interior. O tamanho dos elementos, sua deflexão e estabilidade dependem não só das cargas internas, mas também do tipo de material de que são feitos. Por consequência, a determinação precisa e a compreensão fundamental do comportamento do material serão de vital importância para o desenvolvimento das equações necessárias usadas na resistência dos materiais. Tenha sempre em mente que muitas fórmulas e regras de projeto definidas em códigos de engenharia e utilizadas na prática são baseadas nos fundamentos da resistência dos materiais, e, por essa razão, é muito importante entender os princípios dessa matéria.
Desenvolvim e nto histórico. A origem da resistência dos materiais (ou mecânica dos materiais) remonta ao início do século XVII, quando Galileu realizou experimentos para estudar os efeitos de cargas sobre hastes e vigas feitas de diferentes materiais. Entretanto, para a compreensão adequada desses efeitos, foi necessário fazer descrições experimentais precisas das propriedades mecânicas dos
vários