lista Cinem
Lista de Exercícios 3: Velocidade relativa e CIR
Prof.Me. Rafael Viegas
1. O movimento da barra AB é guiado por pinos presos em A e B, os quais deslizam nas fendas mostradas na figura. No instante mostrado na figura, θ = 30° e o pino em A desloca-se para baixo com velocidade constante de 250 mm/s. Determine: (a) a velocidade angular da barra,
(b) a velocidade do pino na extremidade B. (20 in = 0,5 m).
2. O colar A desloca-se para cima com velocidade de 2 m/s. No instante mostrado na figura, quando θ = 35°, determine: (a) a velocidade angular da barra AB, (b) a velocidade do colar B.
3. A barra movimenta-se sobre um rolete em C enquanto a extremidade A desloca-se para a direita com velocidade constante de 500 mm/s. No instante mostrado na figura, determine: (a) a velocidade angular da barra, (b) a velocidade de sua extremidade B.
(Dica: No ponto C a velocidade é paralela à barra, devido à roldana. Relacione V A e VC para calcular a velocidade angular da barra, depois calcule V B.)
4. O vértice A da placa em formato de triângulo equilátero possui uma velocidade vA = 0,8 m/s para a direita, e a velocidade angular no sentido anti-horário da placa é de 5 rad/s. Determine o vetor velocidade do vértice C para o instante mostrado.
5. A engrenagem A gira com uma velocidade angular de 120 rpm no sentido horário.
Sabendo que a velocidade angular do braço AB é 90 rpm no sentido horário, determine a velocidade angular correspondente da engrenagem B.
6. O carretel de fita e sua estrutura de apoio são puxados para cima com uma velocidade vA = 750 mm/s. Sabendo que o carretel de 80 mm de raio tem uma velocidade angular de 15 rad/s no sentido horário e que, no instante mostrado na figura, a espessura total da fita no carretel é de 20 mm, determine (a) o CIR do carretel (b) as velocidades dos pontos B e D.
7. O braço AB gira com uma velocidade angular de 20 rad/s no sentido anti-horário. Sabendo que a engrenagem C é estacionária, determine (a) a