Lista 1
Estrutura e Propriedades dos Materiais
1ª Lista de exercícios
Marcelli Alexandre Trindade
1)
Propriedade
Metais
Cerâmicas
Polímeros
Ponto de fusão
Alto
Alto
Baixo
Dureza
Alta
Alta
Baixa
Maleabilidade
Alta
Frágil
Alta
Densidade (t/m³)
2-10
1-5
1-2
Resistividade Elétrica
Alta
Baixa
Isolante
2) Modelo Atômico de J.J Thomson (1904): O átomo era uma esfera de eletricidade positiva e no seu interior estavam elétrons distribuídos, com carga negativa. Como a matéria é neutra, o n° de prótons e de elétrons são iguais, a fim de se neutralizaram.
Modelo Atômico de Rutherford (1911): A massa e a carga elétrica positiva do átomo estavam concentradas em uma região central muito pequena (núcleo), e os elétrons girariam em torno do núcleo, atraídos eletricamente e formando a atmosfera do átomo, à semelhança do nosso sistema planetário.
Porém este modelo apresentava uma séria contradição, os elétrons em movimento deveriam emitir energia na forma de ondas eletromagnéticas. Assim os elétrons perderiam energia no processo giratório e se precipitariam sobre o núcleo do átomo. Desta maneira o átomo entraria em colapso e a matéria estaria se contraindo.
Modelo Atômico de Bohr (1913): Sob orientação de Rutherford, estabeleceu postulados, o primeiro afirma que os elétrons de um átomo podem mover-se em órbita sem absorverem nem emitirem energia. Átomos apresentam até 7 destes orbitais, chamados de níveis eletrônicos. A partir do núcleo têm-se os seguintes níveis: K (2e), L (8e), M (18e), N (32e), O (50E), P (72E) e Q(98e). No segundo postulado Bohr afirma que, em circunstâncias apropriadas o elétron pode passar de um nível para outro. Se o átomo absorver energia, o elétron pode se separar do átomo, ficando ionizado. Se o átomo perder energia, o elétron passou de uma órbita de maior energia para outra de menor energia, nesta transição ele emitirá um fóton.
Apesar de sua grande importância, a teoria de Bohr não foi capaz