O Que Discurso Segundo An Lise Do Discurso
O discurso em si é uma construção arraigada de contexto social na qual a enunciação é produzida. Ou seja, as ideologias presentes em um discurso são diretamente determinadas pelo contexto político-social em que vive o seu autor. Mais que uma análise textual, a análise do Discurso é uma análise contextual da estrutura discursiva em questão. Sendo também apontado por Althusser (1970) como um aparelho ideológico por meio de que se dão embates por posições diferenciadas.
O que é sentido segundo Análise do discurso?
A Análise do Discurso considera como parte constitutiva do sentido o contexto histórico-social; ela as considera as condições em que o texto foi produzido. O contexto de enunciação constitui parte do sentido do discurso e não apenas um apêndice que pode ser ou não considerado. Em outras palavras, pode-se dizer que, para a AD, os sentidos são historicamente constituídos.
O que é sujeito segundo a Análise do Discurso?
Existem diferentes noções de sujeito: na AD1 o sujeito é concebido como indivíduo que é assujeitado a regras específicas que delimitam o discurso que enuncia como exemplo uma empresa em que o operário está inserido no slogan desta, como se ele próprio partilhasse da máxima, “quem de fato fala é a instituição”.
Na AD2 o sujeito também está inserido e desempenha uma função no espaço discursivo, mas nessa definição é capaz de desempenhar diferentes papéis, porém ainda arraigado num ideologia maior a este.
Na AD3 o sujeito é definido como heterogêneo, clivado dividido entre o consciente e inconsciente, onde o sujeito do discurso ocupa um lugar, é dominado por uma formação ideológica que preestabelece as possibilidades de seu dircurso.
Quais são as condições para a produção de discurso segundo a Análise do Discurso?
Pêcheux diz que o sujeito não tem controle sobre o próprio discurso, pois ele não é livre para dizer o que quer, o que enuncia já é estabelecido pelo lugar em que ele ocupa na formação