List E Weber
FRIEDRICH LIST
Biografia
Georg Friedrich List nasceu em Reutlingen, Württemberg, região histórica alemã na data de 06 de agosto de 1789, 15 dias depois da tomada da Bastilha. Foi economista, professor de Economia Política em Tübingen e deputado da Assembleia de Württemberg, em que foi eleito mas precisou se reeleger em 1920 para tomar posse, pois em sua primeira eleição tinha menos de 30 anos.
Enquanto deputado, List iniciou uma campanha intensa em defesa da indústria e da moralização administrativa, o que o levou a ser preso e mais tarde expulso do país. A expulsão, mesmo após uma tentativa de apelo fracassada diretamente ao rei, colocou List a caminho dos Estados Unidos América, onde permaneceu por alguns anos. Ele volta a seu “país” natal.
Em 1837, após um concurso de ensaios em Paris, que tinha como proposta a questão: “Quando uma Nação se propõe a estabelecer a liberdade do comércio ou de modificar sua legislação aduaneira, quais são os fatos que ela deve tomar em consideração para conciliar da maneira mais equilibrada possível os interesses dos produtores e das massas de consumidores?”, List viu seus interesses, ora focados apenas em problemas de proteção e industrialização, serem modificados. Foi quando mergulhou no desenvolvimento de sua principal obra, o “Sistema Nacional de Economia Política: Comércio Internacional, Política Comercial e a União Aduaneira Germânica”, que tinha como intenção desenvolver uma teoria sobre o processo de indução ao desenvolvimento das nações economicamente atrasadas.
Seu livro é publicado em 1941, e após 4 meses uma segunda edição já era preparada. Em 30 de novembro de 1946, Friedrich List comete suicídio com um tiro no peito, meio a um bosque em Kufstein aos 57 anos.
Teoria
Sua teoria tem como contexto histórico, o século XIX, onde ocorreram principalmente as Guerras Napoleônicas, a “criação” da Alemanha pelo Congresso de Viena e a Revolução Industrial, cenário