lisossomos
Lisossomos
São corpúsculos normalmente esféricos cujo interior apresenta uma grande quantidade de enzimas que degradam (quebram em pedações pequenos, ou seja, digerem ou destroem) moléculas grandes ou organelas envelhecidas. Exemplo de ezimas encontradas dentro dos lisossomos: proteases (degradam proteínas), nucleases (degradam ácidos nucléicos: DNA e RNA), glicosidases (degradam açúcares) e lipases (degradam lipídeos).
Ocorrência – Em células animais.
Funções:
Digestão intracelular;
Função heterofágica – Digerir produtos oriundos da fagocitose e da pinocitose.
Função autofágica – Pode ser de dois tipos: autofagia (digestão de organelas e estruturas da própria célula) e autólise (pelo rompimento da membrana lisossômica, as enzimas vazam para o citoplasma destruindo completamente a célula).
LisossomosSão corpúsculos geralmente esféricos de estrutura e dimensão muito variável.São ricos em enzimas digestivas para quase todas as macromoléculas biológicasHidrolisam substâncias que penetram por fagocitose ou pinocitose, assim como, componentes desgastados pelo uso.
3. Funções do lisossomosHeterofágica: digestão de substâncias que penetram a célula por pinocitose ou fagocitoseAutofágica: digestão de materiais e organelas da própria célula.
5. Lisossomos Essas enzimas, cerca de 40 tipos, incluindo proteases, lípases, fosfatases, são todas ácidas, precisando de um ambiente com pH de valor próximo a 5 no seu interior.Podem permanecer, nos lisossomos, material que resistiu ao processo digestivo, formando-se corpos residuais.
Heterofagia: é o processo da digestão celular no qual os lisossomos fundem-se com vesículas de material nutritivo englobado por fagocitose ou pinocitose. Podem servir de alimento para a célula: