Lisossomos
Autofagia
Os lisossomos tem um papel de reciclar componentes velhos da célula. Para isso, ela “sequestra” esses componentes e os coloca um vacúolo. Dentro do vacúolo ocorre a digestão. Quando esta ação causa diminuição do metabolismo celular, a célula fica mais fraca em decorrência da falta de oxigênio (hipóxia), favorecendo o rompimento da membrana do lisossomo. Assim as enzimas presentes no lisossomo se espalham pelo citoplasma celular, causando a sua destruição.
endossomo
Endossomos (português brasileiro) ou endossomas (português europeu) são organelas com várias formas, localizados entre o complexo de Golgi e a membrana plasmática.
Os endossomos são responsáveis pelo transporte e digestão de partículas e macromoléculas que são captadas pela célula por processos conhecidos como endocitose.
Vacúolos digestivos
As bolsas originadas pela fusão de lisossomos com fagossomos ou pinossomos são denominadas vacúolos digestivos; em seu interior, as substâncias originalmente presentes nos fagossomos ou pinossomos são digeridas pelas enzimas lisossômicas.
À medida que a digestão intracelular vai ocorrendo, as partículas capturadas pelas células são quebradas em pequenas moléculas que atravessam a membrana do vacúolo digestivo, passando para o citosol. Essas moléculas serão utilizadas na fabricação de novas substâncias e no fornecimento de energia à célula.
Eventuais restos do processo digestivo, constituídos