facismo
A realização de grandes eventos exige um planejamento bastante organizado e antecipado. O Brasil tem se destacado bastante no setor de eventos de grande porte, sediando não apenas shows de bandas e cantores internacionais, mas também outros tipos de eventos, incluindo competições esportivas que atraem muitos turistas estrangeiros.
O impacto de grandes eventos para o setor no Brasil é bem variado. No caso de shows internacionais, por exemplo, sabe-se que tais eventos geram uma receita para as cidades em que eles acontecem, visto que shows assim costumam atrair pessoas de diferentes municípios e estados. Desse modo, os frequentadores dos shows acabam usando os serviços disponíveis nas cidades que sediam os grandes eventos, visto que o público utiliza hotéis e ainda aproveita para conhecer pontos turísticos dos locais.
O planejamento dos eventos em conjunto com as autoridades responsáveis pelas cidades é imprescindível para minimizar e evitar os possíveis aspectos negativos. Como muitos turistas visitam as cidades, é comum que a população delas sofra com o grande aumento de pessoas em determinado período (o transporte público tende a ficar sobrecarregado, por exemplo). Cuidados com eventuais agressões a patrimônios naturais e culturais também são fundamentais para que os eventos não sejam prejudiciais às cidades.
Tipos de impactos
Conhecer os tipos de impactos que eventos de grande porte podem causar ajuda na prevenção de problemas, considerando os eventos que já aconteceram. Para que os eventos deixem mais benefícios do que prejuízos, os organizadores devem fazer estudos e pesquisas de modo que haja uma programação que tenha como base as características de cada cidade.
Os impactos sociais incluem mudanças na infraestrutura do município, além de alterações na segurança para a população. É essencial que as autoridades não ignorem a opinião dos moradores, pois é a vida deles que será modificada por