liquefaçao fracionada do ar
Introdução
Liquefação fracionada do ar
A liquefação fracionada é um processo de separação feita para separar gases em uma mistura homogênea. Exemplos de misturas homogêneas: petróleo, mistura de água e sal, água com álcool, líquidos miscíveis com pontos de fusão diferenciados, entre outras. Todas estas misturas citadas podem ter seus componentes isolados através da Destilação fracionada, assim como o ar que respiramos. O ar atmosférico é uma mistura de vários gases, estes podem ser obtidos a partir de uma coluna de fracionamento que você passa a conhecer agora. A obtenção dos principais componentes do ar constitui um método industrial, vejamos como este processo é possível:
- Primeiramente o ar seco é convertido em ar líquido através do resfriamento a - 200 °C;
- O ar liquefeito é então transferido para a coluna de fracionamento;
- Na coluna existem compartimentos com diferentes temperaturas onde cada componente é fracionado de acordo com sua T. E (temperatura de ebulição). Os produtos resultantes do processo são:
Oxigênio líquido (O2) T.E. = 183 °C
Gás Argônio (Ar) T.E. = 186 °C
Gás nitrogênio (N2) T.E. = 196 °C
Utilização: O Nitrogênio é usado na obtenção de fertilizantes e é componente da amônia (NH3), o Argônio é o gás presente no filamento das lâmpadas fluorescentes e o Oxigênio preenche os balões de respiração artificial.
O método permite obter os três produtos, mas, como sabemos, o ar seco é constituído ainda por dióxido de carbono (CO2), ozônio (O3) e outros gases nobres: Neônio (Ne), Hélio (He), Criptônio (Kr), Xenônio (Xe), Radônio (Rn).