Lipídeos
1. Introdução
2. Características
3. Funções
4. Classificação
5. Estrutura molecular
6. Conclusão
7. Bibliografia
Equipe
Alice da Silva
Carlos César
Carol
Leinice Ribeiro
Márcia Louise
Marly Cristina
Milene Cristine
Thais Araújo
1. INTRODUÇÃO
Através deste trabalho, iremos conhecer e estudar os lipídeos, que é um dos componentes essenciais das estruturas biológicas e faz parte de um grupo conhecido como biomoléculas, juntamente com as proteínas e carboidratos. São definidos por um conjunto de substâncias químicas, que ao contrário das outras classes de compostos orgânicos, não são caracterizados por um grupo funcional comum, e sim pela sua alta solubilidade em solventes orgânicos e baixa solubilidade em água. Os lipídios se encontram distribuídos em todo organismo, principalmente nas membranas celulares e nas células de gordura.
2. CARACTERÍSTICAS
Os lipídeos, também denominados de lipídes ou lipos, englobam todas as substâncias gordurosas do reino vegetal e animal; daí a origem do seu nome, pois em grego o termo lipos significa “gordura”.
Sua principal característica é a insolubilidade em solventes polares, que são aqueles que têm afinidade com água e se interage com ela, e solubilidade em solventes orgânicos ou apolares, que não tem afinidade com a água como o éter, o álcool.
Eles possuem uma natureza hidrofóbica, uma aversão à molécula de água
(hidro=água e fobia=medo) então hidrofóbica=medo de água.
Outra característica que podemos destacar é que todos os lipídeos contêm na molécula carbono, hidrogênio e oxigênio; em algumas classes são encontrados fósforo, nitrogênio e às vezes enxofre.
3. FUNÇÕES
Os lipídios são de grande importância ao nosso organismo, suas funções são diversas e complexas, atuando em muitas etapas do metabolismo e na definição das estruturas celulares como:
I.
II.
III.
Protetora: aproximadamente, 4% do lipídeo corporal, tem a finalidade de proteger os órgãos vitais,