Lipovetsky, a Tela Global 2009
Teorias da Imagem – 7º Período Publicidade e Propaganda - Tarde
Estudo Dirigido – Lipovetsky, a Tela Global 2009
Raquel Luize Rocha
Tassiane Monteiro Gomes
1- Qual o significado do termo ENCRANOSFERA para Lipovetsky?
É o surgimento das telas, o cinema. Logo, o um fenômeno que se destaca na maioria dos lugares que se caracteriza como a tela global. A ecranosfera , basicamente seria a era das projeções seguidas de comunicações.
2- Por que o autor afirma que estamos passando da tela-espetáculo para a tela-comunicação?
Porque passamos de uma tela apenas de cinema, para as telas de TV, computadores, telefones entre outras telas que nos acompanham no dia-a-dia, auxiliando e facilitando a comunicação com as outras pessoas, sejam em lugares de trabalho, estudos e até entretenimento.
3- Por que as stars, símbolo por excelência do cinema, estão passando por um momento de “agonia anunciada”?
As stars, são símbolos-chave nos filmes, ganham cachês dependendo da importância de seu papel e ficam por um tempo em evidência nos cartazes do mesmo. O que acontece com a “agonia anunciada”, é que no presente século, os filmes as vezes, não precisam dessas estrelas para que o façam um filme de sucesso. Contudo, as típicas personalidades estelares não somem, apenas dividem espaço com outros mais “anônimos”.
4- Caracterize a modernidade primitiva e a modernidade clássica, mostrando seus traços mais relevantes.
Modernidade primitiva – É a era do cinema mudo, onde não há de espécie alguma o diálogo, e entre outras características, o aceleramento da imagem, personagens saltitantes e maquiagens exageradas são algumas delas,
Modernidade Clássica – Se dá inicio a partir dos anos 1930 até os 1950, é o momento em que o cinema passa a se tornar um lazer para os americanos, e seus diretores e criadores precisam lidar com a mudança, no qual ele deixa de ser um cinema mudo, por exemplo. O cinema passa a ser colorido e nos