Tecnologia
RESUMO: Decidir um lance duvidoso pela imagem de uma televisão. Esse assunto polêmico ganha força com o aumento da influência dos meios de comunicação de massa nos esportes. A presença da TV transformou o esporte em um espetáculo de consumo, criando mitos, ídolos e heróis. Entretanto, até que ponto ela deve ser usada para decidir lances polêmicos? No futebol americano a TV é utilizada e já faz parte do jogo. A experiência americana pode ser tida como exemplo para os outros esportes, ou essa presença só torna o esporte cada vez mais midiatizado e longe do espectador?
PALAVRAS-CHAVE: esportes; televisão; espetacularização; futebol americano.
Introdução
O esporte é hoje uma manifestação sociocultural importante no mundo. Ele evoluiu tornando-se elemento de democratização e agregador de países e povos. Essa evolução foi acompanhada pela mídia que enxergou no esporte um dos grandes filões para gerar consumo, ideias e paradigmas. O sucesso de alguns eventos esportivos passou a depender exclusivamente da presença dos meios de comunicação de massa. A televisão passou a ter papel determinante até na formulação de algumas regras de esportes, para se adaptarem às grades de programação e por consequência ao consumo. As imagens se tornaram os grandes aliados na produção de atletas heróis e exemplos a serem seguidos pelos apaixonados por esportes.
Com essa indústria do esporte consolidada, a televisão passou a interferir em alguns esportes. As super imagens das modernas câmeras passaram a ser tira-teimas de polêmicas e dúvidas em lances do esporte. O futebol tem se mantido bem longe dessa tecnologia e recebe várias críticas por isso. O futebol americano, objeto de nosso estudo nesse artigo, se rendeu totalmente à TV. Toda e qualquer dúvida nesse esporte é tirada com as imagens. Uma questão polêmica que nos faz pensar até que ponto a televisão pode interferir no jogo.
O que é o futebol americano?