LIPIDEOS
Lipídeos
Grupo quimicamente diverso que tem em comum a característica de insolubilidade em água
-Funções - Assim como a química, as funções dos lipídeos também são diversas, dentre elas podemos destacar funções energéticas, estruturais e reguladoras. (armazenagem, sinalizador celular, hormaonios, estrutural e solubilização de vitaminas).
Sinalização celular paracrina – atua na célula do mesmo tecido
Os lipídeos são formados por números variados de átomos de carbono e hidrogênio, por vezes conjugados com outras moléculas, mas formando uma unidade monomérica, ao contrário das proteínas, ácidos nucléicos e polissacarídeos, que são polímeros.
Diferem de carboidratos por possuírem mais carbonos (12 a 24 contra cerca de 6)
Ácidos Graxos o Lipídeos mais simples que encontramos nos organismos o São ÁCIDOS MONOCARBOXÍLICOS - apresentam um grupo carboxilato hidrofílico (COOH) ligado a uma longa cadeia de hidrocarboneto o São moleculas anfipáticas calda apolar e cabeção (COOH) polar o Podem ser saturados (apenas ligações simples) ou insaturados (uma ou mais ligações duplas) [trans – linear; cis – dobra] o Ácidos graxos insaturados têm um ponto de fusão mais baixo do que os ácidos graxos saturados. Os pontos de fusão de ácidos graxos poliinsaturados são ainda menores. o Quanto maior a cadeia do ácido graxo, maior é o seu ponto de fusão.
Triglicerois triacilglicerol, formado por 3 ácidos graxos ligados a 1 glicerol. o Os triacilgliceróis, por definição, são moléculas compostas por três ácidos graxos, unidos por um determinado tipo de ligação química, a ligação éster, a uma molécula de GLICEROL. o Essas moléculas apresentam: o • ligações químicas que podem ser convertidas em energia (a partir de uma série de reações). o • hidrofobicidade dos ácidos graxos que, em ambientes aquosos como o citoplasma de uma célula, tendem a se compactar. o Por causa destas duas características, os TAGs são uma boa reserva energética.
o