Liocel
Na década de 80, começaram as buscas por uma fibra artificial que fosse menos poluente, ou seja, se procurava uma fibra que fosse totalmente biodegradável.
Depois de vários anos de estudos e pesquisas feitas por indústrias européias, a fibra começou a ser produzida e comercializada nos Estados Unidos e Europa no início dos anos 90.
- O Lyocell é obtido da celulose da madeira de árvores de florestas auto-sustentáveis. Estas árvores são produzidas geneticamente com a finalidade exclusiva de conseguir uma polpa mais branca e de melhor qualidade.
- A fibra pode ser misturada a outras várias fibras, principalmente as sintéticas, melhorando sua absorção e condutibilidade térmica.
- Hoje o Liocel é usado em peças de vestuário feminino, masculino (camisaria), lingerie, denim, sportwear e roupa de cama.
Propriedades:
- Título: 0,9 a 1,7
- Regain (absorção de umidade): 13%
- Alto grau de resistência a fervura (seco ou molhado)
- Resiliência (capacidade de absorção): Boa
- Boa resistência a abrasão
- Biodegradável (fibra ecologicamente correta)
- Durabilidade superior
- Fios mais finos e macios
Diferença entre Lyocell e Tencel:
- Tencel é a marca comercial registrada da empresa americana Courtaulds Fibres (Holdings) Ltda, com certificação de composição.
- Lyocell é o nome da fibra utilizada pela marca Tencel.
Atualmente as empresas Lenzing AG e Tencel fizeram uma fusão para atender melhor a demanda do mercado mundial.
Tipos de Liocel:
- Tencel A100: É uma variante com fibrilação bloqueada. O que o torna especial é a sua alta afinidade para tingimentos. Proporciona cores vibrantes em tecidos lisos e estampados, um tingimento perfeito que não desbota mesmo após várias lavagens.
- Tencel Standard: O controle dessa fibrilação produz uma ampla variedade de aspectos como toque aveludado e superfície lisa e suave.
Bibliografia:
- Tecidos - Historia, tramas, tipos e usos - Dinah Bueno Pezzolo
- Guia Prático dos Tecidos -