modal, tecido
Trata-se de uma fibra bastante resistente que aquando húmida adquire grande elasticidade. Possui um toque macio que dá sensação de “pele sobre pele”, mesmo depois de muitas lavagens, preservando assim a maciez como se fosse a primeira vez que a vestimos. Absorve cerca de 50% mais humidade que o algodão e de forma mais rápida, o que graças às suas características fisiológicas, faz com que a nossa pele não contacte tanto com a transpiração e consiga respirar melhor. Tem uma optima capacidade de reter os corantes de forma rápida, profunda e permanente. A sua superfície lisa é responsável pelo brilho e pela suavidade dos seus artigos.
Processo de fabricação/Produção/Propriedades:
O processo de fabricação da Modal passa pelas mesmas etapas do precesso da Viscose, embora tenha algumas diferenças: o xantato de celulose é preparado na presença de uma maior concentração de sulfureto de carbono e é dissolvido em água de modo a obter-se um teor de 6% de celulose, nao é submetido a maturação, o banho de coagulação contém menos de 1% de acido sulfúrico e a estrutura da fibra é maior.
As fibras de Modal podem ser produzidas em filamento contínuo ou em fibra cortada, com espessuras variadas. A sua densidade esta compreendida entre 1,50g/cm3 e os 1,54g/cm3. O alongamento pode variar entre os 8% e os 12% em ambiente seco, os valores situam-se entre os 28 cN/Tex e os 35 cN/Tex e, em ambiente húmido, entre os 18 cN/Tex e os 27 cN/Tex.
A taxa de recuperação de humidade e o comportamento face ao calor e aos ácidos sao semelhantes ao algodão. No que respeita as bases, é bastante resistente, devido à sua estrutura, conseguindo resistir a uma concentração que lixivia de soda a 10%.
Por possuir uma boa capacidade de retenção dos corantes, consegue-se obter têxteis com cores bastantes vibrantes, fortes e brilhantes.
Estas fibras sao, principalmente, utilizadas nas industrias do vestuário e decoração, sob a forma de tecido ou malha. Na industria