Modais de Transporte
LUCIANE ARMENIO DOS SANTOS
RA: 9303454
MODAIS DE TRANSPORTE / ARMAZENAMENTO
Sorocaba/SP
2013
Apresentação
Sabe-se atualmente que as empresas vêm adotando cada vez mais o sistema de globalização, e, com isso, acabamos obtendo uma diversidade em modais de transportes, onde, cada um possui seu ponto de vantagem e desvantagem, cabendo ao adquirente da mercadoria, avaliar o qual lhe é mais cabível.
Já se tratando de armazenagem, será na mesma condição, o mercado atual proporciona inúmeras possibilidades para que as mercadorias sejam estocadas, cabe a cada corporação verificar a que melhor será mais interessante tanto no custo quanto na eficiência.
MODAIS DE TRANSPORTE
Os transportes de cargas possuem cinco modais. Cada um agrega características próprias, onde, constam suas vantagens e desvantagens. Abaixo, será explorado, cada um deles:
Aéreo: sua eficiência é indiscutível, em relação ao tempo que se leva desde a sua saída do local de origem, até seu destino final. É viável, para mercadorias de maior valor agregado. O Estado de São Paulo tem hoje 32 aeroportos sob sua administração e cinco aeroportos com a INFRAERO administrando (Guarulhos, Congonhas, Viracopos, São José dos Campos e Campo de Marte).
Esse modal possui algumas vantagens sobre os demais, além do tempo, a embalagem a ser utilizada, não necessita de reforço, mais adequado para mercadorias sensíveis, como por exemplo, uma carga de medicamentos. Contudo, suas desvantagens encontram-se em menor capacidade de carga e valor.
A base de cálculo para o frete é calculado por meio do peso ou volume, dependerá, da sua viabilidade, o que renderá mais ao transportador.
Ferroviário: por mais que seja eficiente e de baixo custo, no Brasil, não há tanta adoção por tal modal. A malha ferroviária brasileira, conta com 29.000km e no Estado de São Paulo cerca de 5.400km, segundo dados da FIESP1. As empresas que