poriferas
FILO PORÍFERA - Organização corporal
Organismos multicelulares mais primitivos. Sem órgãos e sem tecidos verdadeiros.
Células com considerável grau de independência. Construção arquitetônica singular, em torno de um sistema de canais para circulação de água. Existem três formas distintas de organizações corporais, baseadas no sistema aqüífero:
ASCONÓIDE: Esponjas mais simples e primitivas, têm simetria radial, forma tubular e invariavelmente pequena, raramente excedem 10 cm de altura, geralmente formam aglomerado de tubos fundidos ao longo de seu eixo maior ou ao nível de suas bases. A descrição da organização corporal das esponjas está baseada nas esponjas do tipo ASCONÓIDE, mesmo sendo as mais simples dentre as esponjas, não significa o mais comum, pois somente 1% das espécies viventes pertencem a este grupo. Sua superfície é perfurada por muitas pequenas aberturas os POROS INALANTES
(Ostro), os quais se abrem para uma cavidade interna, ÁTRIO (ESPONGIOCELE). E este por sua vez abrese para fora através do ÓSCULO, um grande orifício na parte superior do tubo.
E assim um fluxo de água constante passa pelos poros inalantes, átrio e deste para fora pelo ósculo. A parede é simples, formada por três camadas: A primeira é é formada por células achatadas os PINACÓCITOS que podem se expandirem ou contraírem influenciando assim no tamanho do animal, estes secretam um material que fixa a esponja ao substrato.
Os POROS presentes na parede são formados por um tipo de célula chamada
PORÓCITO o qual tem forma de um tubo que se estende desde a superfície externa até o átrio, o porócito originase de um pinacócito através de uma perfuração intracelular. A segunda é chamada MESOÍLO (MESOHILO), fica abaixo da pinacoderme é formada de uma proteína gelatinosa contendo material ESQUELÉTICO e células AMEBOIDES, o esqueleto fornece a estrutura de