Links
UFCD: 5440
Nome: André Courelas e Pedro Azevedo
Data: 18 de Novembro de 2014
Índice
Introdução
Este trabalho foi proposto no âmbito da disciplina de Comunicação onde o objetivo do trabalho é falar sobre a escrita e toda a sua evolução desde os primórdios até aos dias de hoje. Abordamos também temas como o computador, a internet e as redes sociais, falando um pouco de cada um deles.
Muitos são os estudos sobre a evolução da escrita como forma de expressão do Homem desde a antiguidade até aos dias atuais. A escrita e a leitura fazem parte do dia-a-dia de todas as pessoas, de tal forma que nos dias de hoje é muito difícil imaginar a nossa vida sem a linguagem verbal e não verbal (“linguagem” que é feita através de sinais, placas, gestos).
É indiscutível a importância da escrita para a evolução das sociedades ao longo do tempo e para a construção da atualidade, sem deixarmos de recorrer as histórias dos registos escritos.
A Escrita
Na Pré – História, há cerca de 30 mil anos atrás, o Homem tentou comunicar através de desenhos feitos nas paredes das cavernas. No entanto, como não havia organização não podemos chamar a isso um tipo de escrita. À medida que o Homem começou a fixar-se e a criar comunidades agrícolas, houve necessidade de registar informações importantes ao bem funcionamento dessas comunidades, como por exemplo, os produtos que cada um cultivou.
Foi na antiga Mesopotâmia que a escrita foi criada. Muito do que sabemos hoje sobre este período da história é devido às placas de argila.
O Homem passou a representar ideias até chegarem à representação dos sons, das sílabas e das vogais das palavras. Depois disto, foi criado um conjunto de letras que representam os sons de uma palavra, ou seja, aquilo a que chamamos de alfabeto.
Imagem 1 - Alfabetos antigos
Os primeiros caracteres que conhecemos