Linha do tempo da história da educação/fases da educação no brasil/modelo atual de educação no brasil
Nesta pesquisa iremos detalhar sobre filosofia, epistemologia e ciências do conhecimento, evidenciando suas peculiaridades, importâncias na formação do cidadão, bem como seu surgimento e evolução no tempo.
Como não devemos definir uma palavra pela negativa e usando palavras da mesma família, também não devemos usar metáforas... ou seja, quando queremos dizer o significado de uma palavra devemos dar uma definição exata e rigorosa, que não seja exclusiva mas sim que englobe todos os significados que a palavra pode ter.
A transformação do pensamento filosófico em ciência
A importância e a utilidade da filosofia
Este é o primeiro impasse, de uma sociedade marcada pela busca dos resultados imediatos. Então, é considerada importante a pesquisa do biólogo na busca da cura do câncer; na escola o garoto pergunta para que estudar isto se não vou aplicar na minha profissão?
Neste contexto, a filosofia seria "inútil": não serve para resultados imediatos. Mas afinal o que é filosofia? Para Platão, a primeira virtude do filósofo é admirar-se.
Quer dizer é a capacidade de problematizar, o que marca a filosofia não como posse da verdade, mas como sua busca. Para o filósofo alemão Kant, (Sc Xvll) "não há filosofia que se possa aprender: só se pode aprender a filosofar".
Isto significa que a filosofia é sobre tudo uma atitude, um pensar permanente. É um conhecimento instituinte, no sentido de que questiona o saber instituído.
A filosofia nos ensina a pensar criticamente é decidir racionalmente no que acreditar ou não acreditar. É usar nosso pensamento racional e ponderado para obtermos melhores resultados nas atividades que desenvolvemos no mundo. É saber julgar proposições, argumentos e opiniões e, através de investigação ativa, obter justificações para nossas decisões e crenças.
As origens do pensamento filosófico
Origens do pensamento filosófico
Quando surgiu entre os gregos, no século 6 a.C., a