Linguística
Joyce Cristina da Cunha
FICHAMENTO: A LÍNGUA COMO OBJETO DA LINGUÍSTICA
“Um dos teóricos mais importantes dessa época é, sem dúvida, Ferdinand de Saussure, que, além de contribuir para os avanços da Linguística histórica e comparativa com importantes trabalhos nesse campo de pesquisa, definiu, no início do século XX, um novo objeto de estudos para a Linguística.”
Saussure contribuiu para os avanços na Linguística histórica e comparativa, por meio de trabalhos e pesquisas, no início do século XX definiu um objeto de estudo para a Linguística.
“O Curso de Linguística geral teve sua primeira edição em 1916, três anos depois da morte de Saussure, em 1913. Ao contrário do que se poderia imaginar, tratando-se de uma das obras mais importantes da Linguística, o volume não foi escrito por Saussure. Trata-se de uma edição elaborada a partir de anotações de aula de seus alunos. Saussure ministrou três cursos na Universidade de Genebra.”
O Curso de Linguística geral foi escrito por seus alunos, três anos após a morte de Saussure, por meio de cursos ministrados na Universidade de Genebra.
“Há quatro dicotomias em Saussure: sincronia e diacronia (1969:94-116), língua e fala (p.26-28), significante e significado (p. 79-93) e paradigma e sintagma (p.142-147).”
Para a criação de um objeto novo e teórico para a Linguística, Saussure chama os quatros pares de conceitos dessa proposta: sincronia e diacronia, língua e fala, significante e significado e paradigma e sintagma.
“No estudo sincrônico, um determinado estado de uma língua é isolado de suas mudanças através do tempo e passa a ser estudado como um sistema de elementos linguísticos.”
Sincrônico: é o estudo da língua no estado atual e não de suas mudanças através do tempo, isoladamente.
“Esse estado de língua é um fato de mudança linguística que se refere a